A suçuarana, (Puma concolor, anteriormente Felis concolor) também chamada de puma, cougar, jaguaruna, leão-baio, onça-parda, onça-vermelha e leão-da-montanha, é um mamífero da família felídeos nativo da América. Este felino grande e solitário tem a maior escala de distribuição do que qualquer outro mamífero selvagem no hemisfério ocidental, estendendo-se de Yukon no Canadá ao Andes sulinos da América do Sul. Uma espécie adaptável, a suçuarana é encontrada em qualquer região e tipo de habitat do Novo Mundo. É o segundo felino mais pesado do Novo Mundo, depois da onça-pintada, e o quarto mais pesado do mundo, depois do tigre, leão e onça-pintada, embora seja mais frequentemente relacionada aos pequenos felinos. Alguns cientistas consideram a suçuarana e Leopardo como parentes próximos.
Um hábil predador, a suçuarana possui uma variedade de presas. As fontes alimentares primárias incluem ungulados como cervos e ovelhas, bem como gado doméstico, cavalos, e ovelhas, em particular na parte do norte da sua espécie, mas também caça espécie tão pequena como insetos e roedores. Prefere habitats com vegetação rasteira densa e áreas rochosas de atacar à espreita, mas ele pode viver em áreas abertas. As Suçuaranas são conhecidas por matarem pelo menos um cervo adulto por semana, mais em climas quentes; contrariamente aos ursos, eles não gostam de carne estragada.
A suçuarana é territorial e persiste em densidades demográficas baixas. Os tamanhos dos território individuais dependem do terreno, vegetação, e abundância de presas. Enquanto é um grande predador, nem sempre é a espécie dominante na sua variedade, como quando ele compete pela rapina com animais como o lobo cinzento. É um animal recluso e normalmente evita pessoas. Os ataques em seres humanos permanecem raros, apesar de um aumento recente na frequência.
Com a sua vasta variedade, a suçuarana tem dúzias de nomes e várias referências na mitologia dos povos indígenas da América e na cultura contemporânea.
Nome e Etimologia
O termo inglês "cougar" é derivado do tupi suçuarana em português, transmitido e deformado através do francês. O termo espanhol "puma" vem da língua Quechua do Peru.
Distribuição geográfica
A suçuarana habita as regiões Neártica e Neotropical, adaptando-se aos mais diversos tipos de biomas. Prefere áreas florestadas, mas é capaz de viver em ambientes desérticos. Evita áreas urbanas e rurais.
Aparência
A sua pelagem varia do castanho-avermelhado ao cinza-azulado, sendo esbranquiçada no focinho, garganta, peito, ventre e na parte interior das patas. Espécimes melânicos são comuns, enquanto os albinos são raros.
O seu tamanho pode chegar até 1,95 m. Os machos adultos pesam entre os 53 e os 72 kg, enquanto as fêmeas variam entre os 34 e os 48 kg. Os espécimes de clima frio tendem a ser maiores que os de clima quente.
Reprodução
O tempo de gestação é de aproximadamente 95 dias, ao fim do qual nascem de dois a quatro filhotes. Os filhotes apresentam pelagem pintada, que desaparece em torno dos seis meses. A maturidade sexual dá-se entre dois e três anos. A expectativa de vida é calculada entre 9 a 13 anos no ambiente selvagem e até 20 anos no cativeiro.
Dieta
A suçuarana é um predador competente, caçando desde grandes presas como alces e cervos a roedores e lebres. Os animais de clima temperado preferem caças maiores como os cervídeos, enquanto os de clima quente tendem a caçar presas de porte médio. Acredita-se que a competição com a onça-pintada leva a esse fato.
Uma vez morto o animal, a suçuarana cobre a carcaça e volta para se alimentar dela de tempos em tempos. A suçuarana não come animais que não tenha matado!
Status de conservação
Devido à destruição de seu habitat natural, as suçuaranas vêem-se obrigadas a invadir áreas rurais, e até mesmo urbanas, á procura de presas. Ao atacar gado doméstico, ela provoca a ira de pecuaristas, que a caçam, levando esta espécie ao risco de extinção. Outro factor que contribui para a sua extinção é o isolamento de grupos populacionais destes felinos.
Dois hábitos da suçuarana tornam-na uma presa fácil para caçadores . As carcaças que guarda para alimentação posterior podem ser envenenadas e, ao subir ás árvores quando acuadas por cães, são facilmente mortas a tiros.
De todas as suas subespécies, uma encontra-se em extincao: o suçuarana-do-wisconsin.
A pantera-da-flórida (Puma concolor coryi) que habita nos Everglades encontra-se em grande risco de extinção, uma vez que se calcula que existam apenas entre 25 a 50 indivíduos selvagens.